Sou Crente e Sofro de Depressão!
Artigo cristão escrito por Denilson Torres
A depressão é um das enfermidades emocionais que mais têm assolado a sociedade moderna. A Igreja do Senhor também tem sofrido com a luta de muitos irmãos e irmãs que têm padecido com esta doença. Recentemente o pastor Rick Warren, autor do livro “Uma Vida com Propósito”, um dos livros cristãos mais vendidos do mundo e que tem abençoado multidões, viu impotente a luta do seu filho contra a doença que, infelizmente, abreviou sua vida. Matthew, o filho de Rick Warren, cometeu suicídio no dia seis de abril deste ano.
O texto que você lerá a seguir é a resposta a uma carta que recebi de um irmão vítima desta enfermidade. É uma reflexão sobre como a igreja tem reagido ao exército cada vez maior de irmãos que têm sofrido com a doença e indica um caminho de cura.
Creio que todos nós, direta ou indiretamente, estamos envolvidos com este problema. Por isso, penso que esta reflexão lhe será abençoadora.
Carta:
“É a primeira vez que lhe escrevo, perdoe-me, mas por ver como o senhor recebe correspondências em grande número nunca acreditei que teria resposta se um dia lhe escrevesse, mas agora minha situação ficou muito dura para que pudesse resistir, então resolvi escrever-lhe. Sei como é difícil responder a todos, mas peço, imploro, por favor, ajude-me, o senhor é uma ultima tentativa de buscar uma ajuda, pois não sei mais o que fazer. Sei que o texto é longo e que o senhor não dispõe de tempo, mas pelo amor de Deus considere este e-mail, preciso só de alguns esclarecimentos, de uma palavra amiga ou sei lá o que, preciso de ajuda, ajuda que possa me mostrar uma luz em meio às trevas.
Sei que este será mais um e-mail falando de depressão, sei que talvez até lhe falte paciência pra responder mais uma vez, mas leia minha História e ajude-me, por favor.
…
Minha namorada era alguém que eu desejava muito me casar, mas nos últimos meses não estávamos mais nos entendendo e sabe por quê? Tudo por causa da desgraça da depressão, não dormia mais, não comia e isso gerava problemas que nem eu sei de onde vieram. Depois que fiquei sozinho sem ela, minha depressão aumentou, não sei se crônica, mas fiquei muito mal, não comia, não dormia, cheguei a ficar três noites sem dormir, não me cuidava mais, não tomava banho, não suportava nem mesmo ver a luz do sol, não saia do quarto e é exatamente desta forma que estou vivendo hoje.
Hoje, estou desempregado e prestes a ser despejado de meu aluguel, pois não tenho condições de pagar os cinco meses atrasados, se isso acontecer irei morar na rua, pois não tenho pra onde ir.
Sei que o senhor irá dizer que o que falta é uma atitude, é isso que as pessoas que amo fazem comigo, pessoas que eu achei que ficariam do meu lado hoje dizem que eu tenho frescura, que sofro porque quero, não trabalho porque não quero, mas como posso lutar por mim mesmo se o que mais desejo é morrer? Como posso sair disso se o que mais quero é nunca ter existido? Até mesmo a pessoa com quem sonho em casar-me diz não entender como eu, um jovem com saúde não pode tomar uma atitude. Porque as pessoas agem assim pastor? Porque julgam tanto uma pessoa com depressão?
Estou desesperado, com uma angustia que não acaba que não quer ir embora, não vejo sentido em nada mais, penso que sou um desgraçado, um miserável, parece uma idiotice o que vou falar, mas eu estou chateado, triste com Deus, sei que talvez isso seja culpa minha, mas eu nunca quis ficar doente assim, nunca quis ter essa porcaria de doença, nunca quis ter uma vida de sofrimento, nunca quis ser um nada então como pode ser minha culpa? Não tenho ninguém, e não sou um que fica esperando as pessoas gravitarem ao meu redor para me ajudarem, sou um que sofre sem saber por quê. Que sofre querendo morrer.
Por que, pastor, sofro assim? Sempre fui fiel a Deus, quando pecava ficava triste por ter decepcionado o Senhor, sou Cristão há 10 anos a não sei mais o que fazer de minha vida. Não tenho amigos, não tenho com quem conversar não tenho mais nada, estou falido e sem rumo. Não posso voltar pra XXX porque infelizmente o relacionamento com minhas tias de parte de mãe nunca foi próximo, nem bom, e com a família de meu pai não sei onde estão, pois eles sumirão logo quando meu pai morreu há 16 anos.
Quero morrer, mesmo sabendo que isso vai me condenar eternamente, mas não sei mais o que fazer, hoje é 06.05.2009 e eu não como nada faz três dias, já procurei minha igreja e me disseram que iam me ajudar, mas até hoje nunca tive resposta, mesmo tendo os procurado por duas vezes, isso já fazem três meses, me disseram que não poderiam me ajudar muito porque estão reformando o templo, é um evangelho desgraçado que vivem que é mais importante reformar umas paredes que cuidar de pessoas, isso me deixa decepcionado.
Por favor, me ajude, sei que este texto longo deve ter deixado senhor com o cabelo em pé de tanta raiva por conta de sua falta de tempo, mas eu precisava dizer um pouco de tudo o que me faz sofrer, estou cansado de sofrer e não sei mais o que fazer, sei que seria um covarde em suicidar, mas como posso viver vegetando? Sem prazer, sem alegria sem nada? Tenho um amigo, ou achei que tinha, ele é pastor, fui conversar com ele procurando desabafar e o que ele me disse é que eu teria que tomar uma atitude porque é inaceitável um jovem como eu ficar sem querer nem sair de casa, fui grosso com ele, lhe disse que desejo a ele tudo do que passo em dobro em sua vida, apenas para que ele saiba o que estou passando. Sei que estou errado, mas sentimentos ruins estão entrando em meu coração e me deixando cada vez mais mal ainda.
Me ajude, não sei o que fazer mais, não estou lhe pedindo dinheiro, me ajude com algum conselho, um fôlego ou sei lá o que.
Obrigado por ler meu e-mail e desculpe os erros e o texto grande.”
Resposta:
Paz e bem,
Querido irmão,
Não há porque se sentir como incomodo aqui. Nós existimos exatamente porque Deus nos chamou para trabalharmos com pessoas que, de outro modo, não teriam como encontrar resposta Dele para suas lutas e angustias. Efetivamente temos muitas cartas para responder, mas assim que li sua carta Deus colocou em meu coração que deveria respondê-la prioritariamente. Receba esta mensagem como expressão do amor de Deus por você e de como Ele se preocupa e cuida de sua vida.
A depressão é, sem dúvida, uma das mais comuns e incompreendidas enfermidades que pode acometer o ser humano. Quando uma pessoa quebra um braço o raio x mostra a fratura; quando sofre de diabetes o exame de glicemia confirma a existência da doença; se sofre de miopia, os exames oftalmológicos fecham o diagnóstico. Mas quando se sofre de depressão, não existe exame clínico que a identifique. A pessoa que sofre da depressão aparentemente está bem fisicamente e as demais pessoas de seu convívio nem sempre entendem que a dor causada pela enfermidade é tão real quanto qualquer outra dor que se possa imaginar.
Infelizmente, no meio evangélico criou-se a ideia de que a depressão é apenas enfermidade de alma e que o crente não pode ficar deprimido, pois tal coisa demonstra falta de fé. Crentes que quando têm dor de cabeça tomam analgésicos sem nenhum sentimento de culpa, hipertensos que precisam de remédios de uso contínuo, diabéticos que dependem da insulina, míopes que não dão um passo sem os óculos, condenam pessoas que tomam remédios para combater a depressão.
O enfermo termina recebendo muito mais palavras de crítica e condenação que abrigo. Frases feitas tais como: “Crente não sofre de depressão”, “o seu psicólogo é Jesus”, “onde está sua fé?”, são comuns. Mas quanto a seus próprios problemas de saúde, sabem muito bem buscar o auxílio do especialista humano. A questão da depressão é mais uma denúncia de como sabemos ser misericordiosos conosco e críticos com os outros. Muitas vezes as palavras, ao invés de ajudar, agravam ainda mais o estado depressivo, pois não é raro que o enfermo não consiga identificar o porquê da tristeza e do desânimo que está tomando sua alma e termine ele também entrando em autocondenação e angústia. Sua fé fica abalada, pois o testemunho comum é que ele tem que ser curado de maneira sobrenatural.
Não estou dizendo que Deus não possa curar um depressivo de maneira sobrenatural, em nossa igreja local há casos de pessoas curadas da depressão através da operação de milagres. Mas nem todos os cegos voltam a enxergar e nem todo paralítico volta a andar. Ironicamente, existem líderes que usam óculos, mas condenam crentes que adoecem afirmando que são pessoas de pouca fé.
O que condeno é colocar o milagre como o único caminho de cura. Isto faz com que o depressivo corra de culto em culto, de igreja em igreja, de ministério em ministério e não raro piore o seu quadro, pois fica com a sensação de que Deus o abandonou, ou que os seus pecados são demasiados grandes e sua cruz é mais pesada que a dos demais.
Este equívoco acontece por não se entender a complexidade do ser humano. Predomina em nosso meio a visão de que somos formados por três compartimentos estanques: corpo, alma e espírito. A visão predominante é que cada “compartimento” vive uma realidade própria que pouco ou nada tem a ver com o outro. O espírito é salvo, o corpo só adoece de coisas no mundo físico e a alma é uma coisa meio indefinida que ás vezes é sinônimo de espirito e em outras não quer dizer coisa alguma.
Mas, segundo a Palavra, nós somos seres totais, não somos compartimentos estanques. Somos tudo junto: corpo-alma-espírito e este conjunto forma uma unidade que interage em si. A alma é justamente o resultado desta interação entre o corpo e o espírito. Ela é a ligação entre as coisas do espírito e as coisas do mundo físico. O que acontece em nossa vida espiritual afeta a nossa alma e, identicamente, os acontecimentos que afetam o corpo físico repercutem na alma.
A depressão é uma enfermidade de alma que afeta o corpo físico. Normalmente ela começa como uma batalha na área espiritual que atinge a alma e, por extensão, influencia a delicada química cerebral que fica desequilibrada. O desequilíbrio causado no órgão físico realimenta a enfermidade da alma, gerando o ciclo que faz com que a pessoa tenha enormes dificuldades em seu dia-a-dia para ter uma vida produtiva.
Assim, não adianta tratar do corpo se não tratar da alma, nem tratar a alma se não cuidar do corpo.
A forma de encontrar tratamento e cura para a depressão é atacar nas duas vertentes. É trabalhar para a cura da alma e buscar tratamento para a cura do físico. A sua igreja local, um bom conselheiro cristão, ou um psicólogo sério, de preferência cristão, são instrumentos valiosos para a cura da alma. Mesmo este texto pode ser veículo de Deus para este tratamento da alma.
Por outro lado, um bom psiquiatra, é o médico que trata das questões físicas da enfermidade. São profissionais que poderão lhe receitar tratamento adequado. Como disse, na minha igreja local há casos de cura sobrenatural do Senhor, mas do mesmo modo há casos em que a consulta de um bom médico fez toda a diferença. Todos são crentes e alvo da misericórdia de Deus, apenas o Senhor escolheu caminhos diferentes para expressar suas bênçãos.
“Todo o dom perfeito e toda a boa dádiva vem do alto, diretamente do Pai das luzes” (Tiago 1:17).
Este é o verdadeiro caminho da cura.
Receba minhas orações e profetizo bênção e cura de Deus em sua vida.