O Rei Cansou!!
O Rei cansou!
2 Samuel cap, 21 vers, 15 a17
“Tiveram mais os filisteus uma peleja contra Israel; e desceu Davi, e com ele os seus servos; e tanto pelejaram contra os filisteus, que Davi se cansou.
E Isbi-Benobe, que era dos filhos do gigante, cuja lança pesava trezentos siclos de cobre,( tres kilos e meio) e que cingia uma espada nova, intentou ferir a Davi.
Porém, Abisai, filho de Zeruia, o socorreu, e feriu o filisteu, e o matou. Então os homens de Davi lhe juraram, dizendo: Nunca mais sairás conosco à peleja, para que não apagues a lâmpada de Israel.”
O Rei Davi, desde a sua juventude viveu vários desafios, sempre em meio a batalhas, guerras e grandes desafios, sempre marcada por experiências marcantes que o fizeram um grande guerreiro. Em certa ocasião ainda novo de idade enfrentou um gigante que amedrontava toda Israel, e não era para menos, pois media mais de três metros de altura e pesava aproximadamente de 180 a 250 quilos, a ponta de sua lança 8,7 quilos, uma verdadeira máquina de guerra! Davi, no nome do Senhor o derrotou com uma funda posteriormente cortando a sua cabeça. Foi aclamado por toda a Israel despertando ciúmes do seu próprio rei.
Depois disso, Davi enfrentou inúmeras batalhas, saindo vencedor, onde até as mulheres cantavam “Saul matou seus milhares e Davi seus dez milhares”.
Já como rei experiente, com um tempo de reinado, passa a maior de suas turbulências onde seu exército enfrenta seu próprio filho rebelde que usurpava um golpe de estado em Israel, saindo novamente vencedor.
Era considerada quase uma insanidade enfrentar o exercito de Israel naquele tempo, pois possuía homens valentes e um rei forte abençoado por Deus!
Um rei que em época de guerra assumia a posição de general de suas tropas.
Mas um dia, a Bíblia conta que esse valente cansou-se, imagino esse homem com a respiração ofegante, suor pingando no chão, talvez com as mãos no joelho, pensamento lento, vulnerável. Diz a Bíblia que um “filhote” de gigante com a metade da potencia e experiência daquele que ele tinha enfrentado no inicio de sua carreira bastava para matá-lo. Mas o rei contava com homens valentes e fiéis ao seu lado que o socorreu e matou aquela ameaça.
Quando um valente se cansa, fica no alcance de qualquer tamanho de inimigo, era assim que se encontrava Davi naquele dia, é assim que na luta dessa vida nos encontramos muitas vezes. Estamos chegando a mais um final de ano, várias turbulências, algumas insatisfação com coisas que ocorreram e ocasionaram desgaste, muitas vezes desafiados por batalhas sombrias do dia a dia, nos deixando exaustos. Sermos ativos, a correria de culto de célula, de ministério, o pagar o preço em certos momentos também cansa. Ai entra em ação o inimigo, os Isbi-Benobe de nossos dias para que sejamos derrotados e aniquilados em nossa fé, abalar nossas estruturas, causando um esfriamento na busca as coisas de Deus, em certas ocasiões adotando o nada a ver, esquecendo que somos a luz desse mundo.
Precisamos contar sempre com guerreiros fieis ao nosso lado, os Abisai, que são nossos irmãos em Cristo, nossos lideres, para no momento do cansaço nos trazer uma palavra de conforto e sabedoria. Mas precisamos também levantar a cabeça e saber que podemos contar principalmente com o maior Soldado, o General de Guerra, o Senhor dos Exércitos, Nosso Rei, aquele que nunca cansa, Jesus Cristo.
Luciano Hunter Teixeira